Desde a sua fundação, em 1999, a Cáritas Santa Suzana vem colaborando para a construção de uma sociedade mais humana e digna. O seu programa sócio educacional é constantemente ajustado, de modo a adequar-se à demanda de uma população com inúmeras necessidades.

Os números comprovam a atuação consistente e bem sucedida da Cáritas Santa Suzana:

• Mais de 210 pessoas conquistaram uma qualificação profissional , elevando sua autonomia e dignidade pelo acesso ao mercado de trabalho formal
  • Mais de 180 colocações profissionais, em diversos ramos de atividade (bancos, supermercados, alimentação, hotelaria, comércio, etc)
  • Mais de 60 acessos a curso superior, em diversas áreas de conhecimento (administração de empresas, ciências contábeis, nutrição, relações internacionais, computação e sistemas, etc)

O número de atendimentos vem crescendo, ano a ano, desde 1999 ate 2012, seja de alunos nos cursos regulares (crianças, adolescentes, jovens e adultos), seja de famílias que recebem uma assistência social complementar.

Equipe de colaboradores

Uma equipe permanente de 10 funcionários garante a coordenação do projeto pedagógico, a monitoria de sócio educação e informática e os serviços de cozinha, limpeza e vigilância.

Os programas são desenvolvidos e aplicados com o apoio de 45 voluntários, atuando em áreas e atividades específicas.

Mobilização de parceiros

A solidez e consistência da atuação da Cáritas tem atraído o interesse e motivado uma grande número de parcerias, que colaboram em diversas áreas:

• Doação regular de suprimentos (mantimentos, pães, frutas e hortaliças)
  • Atendimento oftalmológico
  • Financiamentos a projetos
  • Custeio de despesas específicas
  • Apoio com voluntários para atividades e programas específicos
  • Estágios e colocação profissional

Instalações próprias

As atividades da Cáritas Santa Suzana são realizadas em instalações próprias (ainda que precárias).

São cerca de 480 m2 de área construída, em módulos de alvenaria ou de containers de transporte, além de uma quadra de esportes coberta.

O Projeto de Expansão irá triplicar a capacidade de atendimento e mudar o patamar de dignidade oferecido aos alunos e famílias assistidas.

Em função do Projeto de Expansão , cujas obras foram iniciadas ao final de 2012, a Cáritas vem atuando em instalações provisórias, adpatadas na quadra de esportes, o que levou à interrupção de alguns projetos que não puderam ser alocados no espaço provisório, em particular os técnicos (cozinha e cabeleireiro) e os esportivos.

Equilíbrio e sustentabilidade financeira

Com uma estrutura enxuta de funcionários permanentes, participação ativa de voluntários e apoio de parceiros externos, os custos operacionais da Cáritas são altamente eficientes (cerca de R$ 56,00 por aluno por mês).

Estes custos são cobertos por fontes permanentes de recursos:

Os custos operacionais da Cáritas Santa Suzana são reduzidos, em função do uso intensivo de colaboradores voluntários.

• Contribuição regular da Paróquia de Santa Suzana, na base de 15% do dízimo arrecado a cada mês
  • Resultado da atividade do bazar, que arrecada contribuições a partir de vestuário e outros objetos recebidos em doação
  • Contribuição de benfeitores regulares e esporádicos
  • Eventos específicos para levantamento de fundos