Os projetos realizados na Cáritas Santa Suzana, através da ação direta da própria instituição e com o apoio de empresas, fundações e outras organizações sociais, recebem crianças e adolescentes de seis a 18 anos, com atividades que se adaptam às diferentes faixas etárias. Com o objetivo de desenvolver o conhecimento em diversas áreas, os jovens fazem aulas de reforço escolar e língua estrangeira, são estimulados ao hábito da leitura e ao contato com variadas expressões culturais, além de criarem consciência social e ambiental.

A partir de palestras, cursos e outras ações educativas, melhoram seu desempenho na escola e se habilitam para estudar nas faculdades técnicas e universidades. Nos últimos anos, mais de 30 jovens que participaram das atividades educacionais da Cáritas Santa Suzana chegaram à universidade e se capacitaram para cursar as faculdades de direito, arquitetura, jornalismo, pedagogia, ciências da computação e contábeis, relações internacionais, entre outras.

A promoção da prática esportiva também está entre os objetivos das parcerias mantidas pela entidade, com crianças e adolescentes recebendo aulas de tênis e capoeira, além de outras modalidades que estimulam o convívio social e o desenvolvimento físico e mental dos alunos.

Os programas da Cáritas Santa Suzana têm sempre a preocupação de educar para a cidadania desenvolvendo competências de interação e participação social, possibilitando que seus jovens se transformem em multiplicadores do conhecimento nas comunidades das quais fazem parte.

Conheça alguns dos programas desenvolvidos na Cáritas Santa Suzana para crianças e adolescentes:

  • Desperta Talentos – Atende crianças de seis a 14 anos com o objetivo de oferecer formação escolar complementar, no contraturno da escola. Os jovens recebem reforço escolar, arte, esporte e cultura, teatro e informática. Recebem café da manhã, almoço e jantar conforme o período em que participam do programa.

  • Projeto Cavalo Mágico – Com o objetivo de desenvolver habilidade de comunicação, as crianças de seis a 14 anos fazem atividades de leitura, escrita, dramatização e artes, com apoio do FUMCAD.

  • Projeto social e voluntariado da Graded School – Crianças de seis a 14 anos recebem formação complementar participando de curso de inglês, além de praticarem tênis e música. Por sua vez, os alunos da Graded School, dentro do currículo escolar, desenvolvem uma experiência de voluntariado.

  • Projeto social de voluntariado do Colégio Nª S.ª do Morumbi – Crianças na faixa de seis a oito anos têm atividades culturais, tais como filmes, teatro de fantoches e artesanato, e esportivas. Também recebem orientações na área de informática. Por sua vez, os alunos do Colégio Nª S.ª do Morumbi desenvolvem habilidades para ações de voluntariado.

  • Projeto Ambiental Quintal Criar – As crianças desenvolvem consciência ecológica e ambiental a partir de atividades com horta, sementeira, plantio de mudas e cuidado do solo. Assistem a palestras e reflexões sobre temas relacionados ao meio ambiente.

  • Kumon – Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos realizam exercícios de Kumon, com foco na matemática.

  • Capoeira, cultura e cidadania – Os jovens de até 18 anos conhecem o histórico e praticam a capoeira no Brasil, aprendem a confeccionar e usar o berimbau, além de receberem noções de cultura e cidadania.